sexta-feira, 12 de julho de 2013

QUAL É O MELHOR LIVRO DO METALLICA?


Quando eu comecei a buscar um livro do Metallica para ler, descobri que haviam duas biografias da banda.
Eu não sabia exatamente qual era a melhor, por isso fui buscar informações na internet, de modo a me guiar sobre qual seria a melhor biografia e acabei não encontrando fontes seguras.

Resolvi então ler os dois, e recentemente fiz a crítica dos dois livros, exatamente para facilitar a vida de quem busca saber qual é o melhor livro, porém acredito que uma breve comparação entre eles seria bem vinda para quem busca pelo google, por exemplo!

Diante de resultados de pesquisa que chegaram a nossa página, resolvi então, deixar esta impressão aqui, para aqueles que estiverem em busca de uma melhor resposta para o maior dilema dos fãs leitores de biografias: QUAL É O MELHOR LIVRO DO METALLICA?

Por isso o Panic Geek vem agora com a comparação entre dois dos livros do Metallica que estão mais evidentes no mercado atualmente.



Abaixo, os livros que iremos analisar e suas respectivas sinopses:

SINOPSES


METALLICA - ALL THAT MATTERS

Com mais de três décadas de estrada, 140 milhões de discos vendidos e nove prêmios Grammy, o Metallica é uma das bandas mais importantes do planeta. Metallica: All that matters - a história definitiva desvenda cada detalhe do passado da banda, os altos e baixos que levaram o grupo dos estádios para os tribunais e de lá para a reabilitação, enquanto desata os nós de algumas de suas maiores contradições. Com entrevistas inéditas de amigos esquecidos e ex-amantes, aqui está a história completa da banda, sem censura - e tudo o que importa para os fãs do Metallica de todas as gerações. 

METALLICA -  A BIOGRAFIA

Após o lançamento da primeira edição de Metallica – A biografia, Mick Wall conversou com Lars Ulrich e conseguiu informações exclusivas sobre, por exemplo, o álbum Lulu, feito em parceria com Lou Reed, e o Orion Music + More, festival de música criado pelo Metallica cuja segunda edição acontecerá em Detroit, nos Estados Unidos, em 8 e 9 de junho de 2013. O resultado dessa conversa é a nova edição do livro, com capa e “Epílogo” novos – uma edição imperdível para fãs da banda. Formado em 1981, misturando os riffs poderosos da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) com a atitude punk, o Metallica criou seu próprio gênero, o thrash; foi seguido pelas bandas Slayer, Anthrax e Megadeth, mas nunca quis ficar restrito a esse rótulo. Trinta anos depois, em qualquer sentido que se examine, o Metallica superou todas as expectativas e é considerada a maior banda de metal de todos os tempos; também foi a mais votada pelos brasileiros para estar na edição do Rock in Rio, em setembro de 2001, numa apresentação para 100 mil pessoas. Mas não foi uma história tranquila nem isenta de problemas. A parceria entre Lars Ulrich, extrovertido jovem dinamarquês fã de Deep Purple, e James Hetfield, garoto americano com cara de poucos amigos criado numa família ultrarreligiosa e atormentado pelo alcoolismo, deu origem a algumas das músicas mais incríveis do gênero. O Metallica passou por todos os clichês do rock: sexo, drogas, bebidas e mulheres. Também sofreu com a morte de um de seus principais membros, o baixista Cliff Burton, em um acidente de ônibus em 1986, foi criticado quando tentou se reinventar durante os anos do grunge e quase chegou ao fim depois de atacar os próprios fãs no caso Napster. Depois de tantas mudanças, muita terapia e um novo baixista, o Metallica continua lotando estádios em todo o mundo com seus shows viscerais. Não havia uma biografia oficial da banda até a primeira edição de Metallica – A biografia. O conceituado jornalista britânico Mick Wall, que a acompanha desde o início, mistura entrevistas e memórias para contar a história completa e definitiva do Metallica.


QUAL É O MELHOR LIVRO DO METALLICA?

Gostaria de tomar a liberdade de falar sobre os livros de uma forma bem sincera e bem informal, pois a sua intenção em vir aqui  prova que você quer adquirir um dos dois livro apenas, e a minha intenção é direcioná-lo da melhor maneira possível para que não cometam o erro de comprar o livro que menos lhe agradar!

Pois bem!
Em minha sede de conhecer melhor a  trajetória de uma das bandas mais famosas do mundo: O Metallica!!! me vi em uma situação um pouco difícil, que era de escolher entre duas biografias que aparentemente eram atuais!

Fiz uma rápida busca na internet e o que li foi que eu deveria ler os dois livros na seguinte ordem:
Em 1º Metallica- A Biografia, e em 2º Metallica All That Matters, pois segundo a pessoa que informava, o 1º era muito mais completo do que o 2º,  e que eu deveria ler o 2º apenas como um complemento do 1º.

Ok! segui a tal da ordem citada em um fórum qualquer da internet e, de uma maneira positiva  foi melhor eu ter lido Metallica - A Biografia primeiro, pois se eu tivesse lido ela em segundo, teria deixado de ler logo nos primeiros capítulos!

Ás vezes, precisamos MUITO levar em consideração quem está escrevendo o livro, pois isso diz e muito sobre o próprio livro!
Se o escritor for um cara que já tem um perfil horrível de escrita, você terá um livro horrível e massante!

Eu imagino que a pessoa que comentou no forum, dizendo que "A biografia" é mais completa do que "All That Matters", utilizou um parâmetro muito RUIM pra definir os dois livros, pois se ser massante e redundante for sinônimo de ter muito conteúdo, então realmente eu deveria parar de ler! Só que não rs

AFINAL, QUAL É O PROBLEMA DE "A BIOGRAFIA"?

"A Biografia" foi escrita por Mick Wall, que no decorrer do livro deixa MUITO a sua própria impressão sobre o livro, parecendo querer influenciar o leitor a pensar da mesma maneira!

Além disso, Mick Wall é um escritor muito prolixo e ele se demora demais em assunto não tão relevantes para o que você realmente precisa saber.
O Escritor gosta muito de inventar algumas mini-ficções dentro do livro, as quais ficam parecendo forçadas demais.

Após ler Metallica - A Biografia , que levei mais tempo pra ler do que eu realmente queria, cai na besteira de comprar a biografia de "Led Zeppelin - Quando os Gigantes andavam sobre a terra" , que é do mesmo escritor, como uma forma de dar o braço a torcer e tentar ir com a mente aberta para mais um livro dele. O Resultado foi que abandonei o livro no meio!

Posso estar parecendo um pouco radical quanto ao escritor, mas sugiro a leitura dos dois livros para que você mesmo possa tirar a conclusão!

COMPARANDO

A Grande diferença entre "A Biografia" e "All That Matters" mora exatamente aí!
Enquanto em "a Biografia" o autor taca o pau na banda, e diz que a banda não é mais como antigamente, em "All That Matters", além da escrita ser muito mais limpa, muito mais clara e objetiva, o autor tenta ser o mais imparcial possível, apenas apresentando  aquilo que a mídia e o público diziam e dizem até hoje!

O Autor de "All That Matters" , Paul Stanning, conseguiu sintetizar uma história bacana em um livro, de modo que você comece a ler e não sinta o tempo inteiro que a história do Metallica é massante ou chata, você quer continuar a ler a história dele, pois visa muito mais contar a história da banda, do que simplesmente criticar de uma maneira um tanto quanto pesada a trajetória e as músicas deles, como fez Mick Wall.

Finalizando a leitura dos dois, você percebe que um agrega ao outro, realmente, porém existe essa grande diferença crucial.
Em "A Biografia" você sai com um gosto amargo na boca, de uma leitura amarga e ressentida, com críticas pessoais do autor, ruins em sua maioria, dizendo que até Death Magnetic foi um fracasso.

Em "All That Matters" você sai com um gosto de que a banda ainda é ótima e que ela está se reerguendo com o ultimo disco ( Death Magnetic ), mostrando sempre a opinião da mídia e do publico em todas as passagens da vida do Metallica. Sinceramente, é isso que eu senti tendo o prazer de ter ido ao show do Magnetic Tour em 2010, em São Paulo!

QUAL É O MELHOR??


Sem dúvida alguma, o melhor livro atual do Metallica, em minha opinião ( veja bem ), é o "METALLICA - ALL THAT MATTERS" pois como eu já havia dito, você terá uma imagem mais realista da banda, por utilizar sempre de opiniões da mídia, crítica e público como evidências para os fatos!

Aconselho a quem puder, ler os dois livros e tirar suas próprias conclusões, mas se você quer ler uma história sem firulas e sem enrolação, All That Matters é o seu livro.


Espero ter ajudado na sua empreitada em busca do livro certo do Metallica para ler!
Já leu o livro? conte-nos nos comentários
o que você achou? :)

Um Grande abraço e Enough Else Matters!




Um comentário:

  1. Muito obrigado, há algum tempo tenho essa dúvida de qual escolher e agora parece ter ficado claro qual é a melhor, você abordou pontos que eu julgo importante analisar antes de comprar uma biografia. Valeu!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para o Panic Geek.
Ele revela o interesse do público pelas matérias do site e nos dá força para continuar nesta grande empreitada!

Diga-nos o que achou, dê a sua sugestão, comente, critique!
Fique a vontade para nos dizer a sua opinião!
:D

Relacionados