O Ano de 1997 foi uma conversão!
Para mim que já estava indo para a 5ª série e já me achava um pré-adolescente grandinho e para o mundo moderno que descobriríamos a partir daí!
Nessa época surgiram inovações e coisas muito diferentes!
Os Patins in-line aterrissaram no Brasil e mais uma febre começava a nascer!
Grupos de crianças e Adultos querendo aprender a andar naquele incrível aparato de esporte radical!
O Roller veio para substituir os tradicionais patins, que eram muito fáceis de cair!
Não que o Roller fosse um mar de segurança, mas veio para ficar e até hoje você o encontra por aí, sendo os patins do momento!
Algum tempo depois da febre dos Patins, nasceu no Brasil mais uma febre:
O Bichinho Virtual
E então se instaurou uma horda de cuidadores de um "chaveiro", no qual você deveria dar banho, medicamentos, comidas e até brincar com ele!
Se você não o fizesse, ele mesmo se encarregaria de lhe avisar disso tudo, com o seu característico "PA-RARAN" que o bichinho fazia!
O Bichinho virtual original se chamava Tamagochi, porém no Brasil, uma versão (Paraguaia talvez) foi a mais vendida entre os brasileiros, seu nome era "RAKU RAKU DINOKUN", e era desses, os que você mais veria entre a garotada de várias idades!
Ao mesmo tempo a Elma chips lançou uma sensação entre a garotada que nem a própria Elma chips deve ter apostado tanto, mas que perdurou por pelo menos ANOS, e até hoje eles relançam pra ver se a molecada adere novamente.
Estes foram os TAZOS!!!
Pronto! Estava instaurado o novo terror entre os pais, que iriam mover milhões e milhões para comprar salgadinhos para os filhos, não por causa do produto, mas sim por causa do brinquedo que vinha dentro!

Os tazos então viraram o novo item de coleção e competição entre a molecada da rua!
Depois disso, a Elma chips lançou vários acessórios nos quais era possível ter algumas vantagens contra os seus oponentes de bater tazo!
Entre os itens, havia os atira tazos, porta tazos, os tapetazos e os Master tazos vendidos em qualquer padaria em que você fosse!
A Coca-cola não ficou para trás, e lançou no mesmo ano as miniaturas colecionáveis dos Geloucos!
No mesmo esquema do iô-iô, você trocava dez tampinhas metálicas ou cinco tampinhas de plástico por um envelope contendo dois geloucos e dois cards!
A coleção era temática e cada Gelouco representava um instrumento e um gênero musical!
No cinema, o Filme Titanic estreava e Leonardo dicaprio arrancava suspiros das moças de todas as idades!
Na época a divisão era simples: Toda mulher adorava Leonardo Dicaprio, Todo homem achava que Leonardo diCaprio era Gay!! hahahahahahaha
Eu sinto que conforme fomos chegando ao ano de 2000, as coisas materiais começaram a dar lugar para as coisas virtuais, e a tv começou a perder um pouco de força... Então chegamos ao ano de 1998
Em 1998 as coisas já começavam a amornar na TV e nos brinquedos... O Kinder ovo já não era lá tão barato mais, e as suas linhas de brinquedos já não tinham tanta qualidade como antigamente!
1998 foi época de copa! E mais uma vez a Coca-cola inovou com uma temática totalmente diferente!
Pra que colecionar um álbum de figurinha com os seus craques favoritos, se você podia ter uma miniatura deles na sua estante???
Surgiram então os MINICRAQUES!
A ideia da coca cola era sempre a mesma, junte tampinhas, uma graninha e troque por um pacotinho sortido com 1 minicraque!
Ainda havia o lendário trio, que continha o Ronaldinho Fenômeno, Romário e Dunga que ficavam em uma mesma plataforma, mas eu nunca tive :( foi triste!!! ;_;
Continuando com a parte animes! A Rede Manchete que continuava apostando em desenhos japoneses, tirou cavaleiros do Zodíaco do ar ( Pois estava muito repetitivo e sem audiência) e já passando em paralelo desde 1997, começou a investir mais em Yu yu Hakushô ladeado por Super Campeões.
Quem viveu esta época, ficava saudoso com as lutas e encrencas de Yusuke Urameshi, um garoto problema que se descobriu um grande lutador e teve sua saga completamente exibida pela rede manchete!
Foi um sucesso não tão grande como cavaleiros do Zodíaco, mas mesmo assim ficou na história de nossa nostalgia!

Os filmes mais obscuros começavam a ter sua marca e as características de outras séries sempre puxavam mais pra esse lado também!
Em 1999, começaram a nascer boatos de um desenho japonês que deixou várias crianças em convulsão no Japão devido a um episódio veiculado onde um bicho com olhos que mudavam de cor em uma frequência muito alta, afetava pessoas com inclinação a tal efeito.
Com este episódio cortado fora, é claro, chegou ao Brasil mais uma sensação entre a garotada:
POKÉMON!!!
Com a Rede manchete indo para o ralo, a Rede Record aproveitou a ideia dos desenhos japoneses e apostou alto em Pokémon, pois além de ser um desenho japonês, ainda tinha o místico episódio de Porygon de que todos falavam.
A ideia do desenho era tão inovadora que mais uma vez a tv brasileira teve um Boom!
Pokémon atingiu jovens e crianças de várias idades e mais uma vez tínhamos brinquedos, bonecos, camisetas, bonés e tudo quanto é parafernália de Pokémon!
Assim como Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon teve CD's de música lançados e longa-metragens no cinema! Foi uma verdadeira sensação e ganhou seu espaço entre a nossa nostalgia!
Junto com Pokémon, a Record ainda passava um desenho muito bacana que era da linha do transformers e se chamava Beast Wars!
A Record nessa época começou a investir em seu público Jovem e trouxe para a TV, a série do mesmo criador dos Simpsons: Futurama! Foi uma ótima jogada e rendeu muita audiência para a Record nessa época!
Em 1999, chegamos ao derradeiro fim da Rede Manchete, que trouxe além de cavaleiros do zodíaco, outras séries de sucesso como Reboot, Super Human Samurai, Sailor Moon, Shurato, Samurai Warriors, Yu yu Hakusho, entre tantos outros desenhos, séries e programas de qualidade que ilustraram tanto a nossa infância.
Junto com a Manchete, sinto que morreu uma parte daquela época tão viva em que vivemos... Acredito eu que a geração dos anos 90 pegou em cheio o ápice daquilo que considerávamos saudável para pessoas normais da época, que era você sair pra rua, andar descalço no asfalto e voltar com o pé preto pra casa, sua mãe gritando pela janela pra você entrar pra jantar, pois estava ficando tarde, você arrumar encrenca na rua por causa de pipa ou ficar simplesmente sentado na calçada com os amigos que moravam de frente pra você, todo mundo passando frio juntos!
Os anos 90 vieram e já passaram, mas foi forte e vivo para todos que o viveram intensamente e puderam aproveitar ao máximo TUDO o que ele nos proporcionou!
Com certeza, não falei de metade das coisas que queria ter falado, mas deixo registrado aqui meu profundo apresso pela minha época de criança!
Saudades Anos 90 :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é muito importante para o Panic Geek.
Ele revela o interesse do público pelas matérias do site e nos dá força para continuar nesta grande empreitada!
Diga-nos o que achou, dê a sua sugestão, comente, critique!
Fique a vontade para nos dizer a sua opinião!
:D