Quem assistiu Tron - O legado, percebeu de cara que o filme atual tem uma forte ligação com o primeiro filme da franquia e que, por se tratar de um filme dos anos 80 está intrinsecamente ligado ao que era tecnológico para a época.
Fliperama de Flynn, do Filme Tron e Tron: O Legado |
Inspirado nesta premissa, vamos nos aprofundar mais hoje na história dos Pinball e entender de onde ele vêm e como nasceram!
Pegue o suas fichas, sua agilidade e venha com o Panic Geek desvendar a história do Pinball!
Esses dias eu estava indo trabalhar de taxi, e o taxista atendeu o celular.
Falando com alguém ao telefone, a pessoa o questionou de que havia ligado para ele, e este que respondeu que não havia nenhuma notificação de ligação e disse que o celular não devia estar funcionando bem e que devia ter dado TCHÚTCHU!
Eu acho impressionante como algumas gírias dos games acabam se infiltrando na sociedade e se tornando cotidianas para as pessoas que nem ao menos sabem de onde veio esta gíria.
Com o TCHÚTCHU do taxista, me veio a inspiração para escrever sobre os Fliperamas e sua saga ao longo dos anos!
BAGATELLE - O AVÔ DO PINBALL
Nesse mundo em que nada se cria e tudo se copia, temos que entender que nenhum jogo nasceu pronto. Na verdade os jogos que temos hoje são cópias das cópias das cópias melhoradas e ajustadas e que durante gerações foram sendo adequadas ás épocas, assim como é hoje com o Kinect para o Xbox ou o Morpheus para o PlayStation 4.
Os jogos jogados ao ar livre, como a Bocha por exemplo, foram inspirando jogos que necessitariam utilizar tacos, como o Críquete, estes que foram evoluindo para jogos de mesa, onde ainda se usavam tacos, mas utilizando mesas, e daí surgiram jogos como a Sinuca. Além disso a Bocha ainda deu brecha para a criação do boliche que jogamos hoje em dia, que cá entre nós foi melhor evoluir para o boliche mesmo :P
Os primeiros indícios da criação do Pinball são datadas do século XV, quando em uma mesa era erguidos pinos e com uma taco, o jogador atirava bolas até derrubar todos os pinos!
O grande problema disso, é que após derrubar todos estes pinos, levava-se muito tempo até reerguê-los novamente, o que levou os "desenvolvedores" de jogos da época a mudar as regras, fixar os pinos nas mesas e posicionar caçapas estrategicamente para que as bolas pudesses cair.
Nascia aí então uma espécie de sinuca, e muito provavelmente o pai da sinuca.
Em 1777, nascia então o avô do Fliperama em uma festa dada ao Rei e a sua Esposa no Chateau D'Bagatelle na França, onde os jogadores atiravam bolas de marfim com um taco ( do tipo sinuca) no topo de uma mesa inclinada, o que virou sensação entre os Franceses, o irmão do Rei então batizou o jogo de Bagatelle.
O jogo era um vício e por causa disso, alguns soldados franceses levaram suas máquinas de Bagatelle para a América enquanto combatiam os ingleses na Guerra Revolucionária Americana, chegando aos Estados unidos as primeiras máquinas de Bagatelle e obviamente a coisa se popularizou lá também.
BAGATELLE MELHORADO
Em 1861, o inventor britânico Montegue Montgrave veio aos Estados Unidos e começou a fabricar máquinas de Bagatelle em sua fábrica de Ohio.
Montgrave foi o responsável por aperfeiçoar o Bagatelle, retirando o taco e adicionando um rebatedor com mola na mesa, diminuindo seu tamanho a ponto de ser possível agora jogá-lo sobre uma mesa de bar, nascia aí então o lançador com mola do Pinball.
CHEGANDO AO PINBALL
Após os aprimoramentos do Bagatelle, durante a depressão econômica de 1930, com sua versão reduzida, agora estes jogos eram cobrados ao preço de 1 centavo de dólar, e já mudavam o nome para Marble Game ou Pin Game. O jogo agora era protegido por uma chapa de vidro e já começava a ter o aspecto mais parecido com o Pinball de nossa geração.
Em 1931 o Baffle Ball do criador David Gottlieb, virou o grande sucesso e com 1 centavo de Dólar, a máquina destravava 10 bolinhas para que o jogador pudesse atirá-las em sua mesa inclinada.
Em 1933 Harry Willians, Designer da Pacific Amusements, produziu um jogo chamado Contact, e com a inculsão de eletricidade aos jogos, o game continha dois solenoides, um para lançar a bola do meio da máquina, outro para apitar quando o jogador marcasse ponto. Harry Willians então fundou a sua própria empresa, a Willians!
Com isso, a eletricidade e posteriormente MUITAS luzes eram itens obrigatórios no jogos de Pinball tornando-se culturalmente parte integrante das máquinas!
PINBALL COMPLETO
Durante a Segunda guerra mundial, a maioria do fabricantes de jogos, pararam suas produções para apoiar os Estados Unidos, de modo a fabricar equipamentos de guerra.
Já Willians, resolveu adquirir imagens e equipamentos temáticos para seus pinballs, de forma a trazer um clima patriota aos seus jogos.
O Ano pós guerra foi produtivo para o Pinball e nesta época foram adicionados elementos encontrados até hoje e que sempre estarão vivos nas máquinas de pinball, como o TILT, Drop Target e os Flipers que são as pás que dão a jogabilidade e o controle do jogo ao jogador, que até então não tinha esta autonomia!
A Palvra TILT em inglês quer dizer Inclinação, ou seja, esta função foi adicionada nos Pinballs para que o jogador não pudesse roubar ou danificar a máquina durante o jogo, sendo que o primeiro aviso só aparecia a mensagem, e no segundo aviso, o jogo travava e fazia o jogador perder a bola que estava em jogo.
Basicamente o TCHÚTCHU do taxista é uma alusão a este TILT, presente até mesmo nas palavras das pessoas que nem mesmo sabem de onde isso vem :P
Outra curiosidade é que a palavra Fliperama, erroneamente usada para se referir as máquinas "ARCADE", é o nome do estabelecimento onde ficam as máquinas de Pinball e os Arcades propriamente ditos. O nome Fliperama é uma alusão aos FLIPERS da máquina de pinball, e refere-se a uma quantidade enorme de Flipers, ou seja, uma Fliperama!
Muitos Flipers ou não, só sei que os Pinballs são até hoje cultuados e mesmo que não encontremos muitos deles por aí, eles sempre estarão em nossos corações e quando encontrarmos essas belezinhas por aí, tenho certeza que jogaremos SEMPRE!
Um grande abraço e o mais legal de todos os Pinballs que eu já joguei foi o do Marte Ataca que era holográfico!
Marte ataca com Hologramas :D |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é muito importante para o Panic Geek.
Ele revela o interesse do público pelas matérias do site e nos dá força para continuar nesta grande empreitada!
Diga-nos o que achou, dê a sua sugestão, comente, critique!
Fique a vontade para nos dizer a sua opinião!
:D