terça-feira, 5 de novembro de 2013

SAIBA COMO ESCOLHER UM TABLET

Saiba como escolher um Tablet
Esse artigo foi criado pela equipe do Magazine Luiza para o Panic Geek



      Os Tablets surgiram como uma opção ainda mais prática do que os notebooks e conquistaram espaço no mercado muito rápido, hoje já são utilizados tanto no trabalho, quanto para os estudos ou mesmo nas horas de lazer. Com a popularização, também surgiram muitos novos modelos e tecnologias, ao mesmo tempo em que isso é uma enorme vantagem para nós, consumidores, também pode gerar um turbilhão de dúvidas sobre qual modelo escolher.
      Por ser um equipamento muito pessoal, para começo de conversa, a melhor dica é segurar o impulso. Muitas vezes na internet vemos os últimos lançamentos com inúmeras funções, por exemplo, mas essa pode não ser a melhor alternativa para você, talvez esses recursos oferecidos pelo aparelho não correspondam aos que você vai realmente usar ou não sejam os que você precisa. A melhor maneira de escolher é pesquisar e saber bem o que você precisa e busca em um Tablet, assim, fica mais fácil chegar até o modelo que mais se encaixa nas suas necessidades.
      Para que você não se perca em como organizar e definir as suas necessidades, aqui vão algumas dicas:

Tamanho e design


       A principal função do aparelho é ser prático e móvel, por isso, o tamanho e o design dos Tablets são muito importantes na hora da escolha. Opções bem diferentes não faltam, geralmente o tamanho das telas giram em torno de 7 a 10 polegadas, a dica é analisar a sua intenção de uso para decidir pelo melhor modelo, sendo que os maiores, por exemplo, podem ser pouco práticos para serem levados todos os dias para o trabalho ou aula, por exemplo. Já para o lazer, os modelos pequenos podem não ser a opção mais satisfatória.
      Os Tablets menores são mais indicados para atividades mais básicas, como acesso a internet, aplicativos como jogos e redes sociais. Os modelos de até 8 polegadas, por exemplo, facilitam bastante a mobilidade por serem pequenos. Já os modelos um pouco maiores, são confortáveis para operações mais complexas e, até mesmo, para leitura de e-books, são muito vantajosos para quem trabalha ou estuda, uma vez que não são tão grandes a ponto de serem desconfortáveis para a mobilidade e nem prejudicam atividades como fazer anotações ou ler textos intensos.
      Em contrapartida, os Tablets maiores perdem em mobilidade, mas são indicados para quem vai utilizar o aparelho intensamente, pois pode ser confortável para a realização tanto de tarefas básicas, quanto para atividades complexas. Em ambiente profissional, podem ser bem úteis, já que podem ser a alternativa mais adequada até para a realização de chamadas de vídeo.











Sistema Operacional


      Existem três principais sistemas operacionais em Tablets: iOS, Android e Windows 8. Cada um deles possui focos e vantagens diferentes, por isso, para não se arrepender e ter que conviver com um sistema com o qual você não se adaptou, conheça as funcionalidades deles.
      O iOS é o sistema utilizado pelos modelos de iPad da Apple, a última versão lançada foi o iOS 7, que recebeu várias criticas, principalmente quanto ao design, mas mesmo assim, não deixou de ser muito eficiente. Além disso, o sistema é mais direto, objetivo, facilita o aprendizado de quem não tem intimidade com ele e, ainda, não exige muito do hardware, assim, é possível obter uma boa vantagem quanto à velocidade. O sistema foi pioneiro e até hoje continua sendo inovador, por isso não é raro e é bem natural que hajam algumas semelhanças com ele nos outros sistemas.
      O Android pode ser a melhor opção para quem quer flexibilidade, diferente do sistema anterior que é exclusivo da Apple, ele é utilizado por diversas marcas e cada uma pode estabelecer algumas opções diferentes de uso para o sistema. Por isso, o número de opções de modelos, as possibilidades de personalização do usuário no aparelho e a variedade de aplicativos são maiores. Entretanto, esse sistema não é tão claro e pode ser um pouco mais difícil de utilizar.
      Já o Windows é o último sistema que foi implantado no segmento, por isso não tem tantos aparelhos, como é o caso do Android, e nem a estabilidade e inovação de um iOS, entretanto isso não quer dizer que o sistema seja ruim, pelo contrário, ele só ainda não se desenvolveu completamente. Para quem usa e gosta do Windows 8 no computador, esse sistema pode ser uma ótima opção para ser utilizado também em um Tablet.

Processador


    O processador funciona como um “cérebro”, com a responsabilidade de organizar e comandar todas as outras funções, por isso, quanto mais potente ele seja, mais rápido e eficiente, principalmente para executar arquivos multimídia, o Tablet será. Não é muito complicado escolher um processador que esteja de acordo com as suas necessidades, geralmente, a capacidade nesse caso é adequada às outras funções do aparelho, portanto, se você escolheu um Tablet mais completo, o risco de comprar um modelo com um processador muito básico por não estar atento ao número indicado do processador, é pequeno.

Capacidade de armazenamento






      Para escolher a memória, não tem outra saída senão pensar de acordo com o que você irá precisar durante a utilização do equipamento. Para quem precisa de um Tablet para funções mais básicas, não é necessário gastar dinheiro em um modelo com muita memória, até 16GB são suficientes, esse espaço dá a possibilidade de armazenar uma boa quantidade de músicas e filmes, por exemplo. Já para quem não quer se preocupar com espaço na hora de tirar fotos, ouvir músicas ou assistir filmes, modelos com 32GB podem ser os mais adequados. Entretanto, no caso de quem utiliza uma quantidade maior de aplicativos, vídeos, fotos e arquivos pesados, os modelos com capacidade de armazenamento maior são ideais, é válido considerar os Tablets com possibilidade de uso de cartão de memória para expandir ainda mais a capacidade de armazenamento.
      É importante lembrar que por serem frequentemente transportados, esses equipamentos estão sempre sujeitos a quedas e danos, por isso, não é aconselhável manter muitos arquivos importantes exclusivamente nos dispositivos. Existem opções como o HD Externo que para armazenar um número grande de arquivos e guardar backup de maneira segura, além disso, mesmo os computadores podem ser úteis para manter todas as suas informações longe de riscos.
     
      Ainda existem várias outras características que podem ser relevantes para você e que merecem atenção, como qualidade de câmera, conexão, opção 3G e Wi-fi, mas como analisar todas as características e funcionalidades de um Tablet antes da compra é quase impossível, a melhor dica é não deixar de lado as características básicas, além de analisar as que sejam mais importantes para você, assim, você poupa tempo e com certeza chegará a um modelo que não vai te decepcionar no final do processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para o Panic Geek.
Ele revela o interesse do público pelas matérias do site e nos dá força para continuar nesta grande empreitada!

Diga-nos o que achou, dê a sua sugestão, comente, critique!
Fique a vontade para nos dizer a sua opinião!
:D

Relacionados