sexta-feira, 20 de setembro de 2013

GAME REVIEW: SAICUM


Os artistas do século XIX imaginariam que suas obras seriam usadas como inspiração para a música, teatro e livros, mas o que eles nunca imaginavam é que suas obras poderiam ser inspiração para aplicativos de celular e tablet! Talvez por não imaginarem como isso seria possível, ou simplesmente por nunca imaginarem que pudesse existir um celular! :P

Eis que surge SAICUM, um jogo inspirado nas obras de artistas do século XIX! Um jogo feito por um brasileiro para brasileiros e pro mundo!







Saicum ( Que é anagrama da palavra "Música") é o nome do personagem desta busca aos fragmentos do quadro da primeira sala do jogo, que foi dividido em 32 pedaços espalhados pelo museu de obras de arte do Século XIX! 
O jogo é muito bonito, embelezando o seu cenário com diversas obras do Século XIX, e o interessante do jogo é a interação que seu personagem terá com as telas, podendo andar sobre as pontes pintadas ou entre diversos outros temas ao longo do jogo!
A jogabilidade é ótima, simples e intuitiva, e com um breve tutorial de setas, você já pega o jeito do jogo!


Porém, testando o jogo, senti a necessidade de uma história inicial, algo que pudesse trazer o personagem ao seu objetivo, ou seja, não há um empecilho inicial para que o personagem possa sair em busca dos fragmentos do quadro. E uma vez sem este empecilho, não é predeterminado o objetivo do jogo ( que é pegar as 32 partes do quadro), você simplesmente as pega!

Existe um Easter Egg por assim dizer durante o jogo, onde o jogador ( ou seja: VOCÊ) vai percebendo manchas em sua visão de jogo.
Em contato com o criador de Saicum, Cristiano Rossetti, ele me disse que esta é uma experiência para que os jogadores pudessem sentir o que os pintores do século XIX sentiam ao longo de suas vidas, quando perdiam a visão por olharem diretamente para o sol diante de estudos da incidência de luz do astro com relação ás cores e objetos!
Os pintores chegavam ao fim de suas vidas, cegos, fazendo com que os mesmos não se sentissem vivendo em sua época, sentido-se assim saudosos com o que viam, com o que estudavam: A ARTE!


Acredito que a história do jogo seria mais rica e envolvente, se contada aos jogadores, pois se qualquer jogador comum começar a ver manchas na tela, inevitavelmente ele vai deixar de jogar se não vir lógica neste contexto!

Outra coisa que ficou um pouco ilógica, foi a disposição de plataforma dentro dos quadros, que hora eram perfeitamente aceitáveis, hora não eram inteligíveis ao jogador, desafiando a própria inteligência lógica de qualquer pessoa, que não fará conexão nenhuma e ficará pulando levianamente até encontrar a próxima plataforma ou não :P


Diante dessa pesagem, gostaria de dizer que o jogo assim que iniciado, prende a gente de uma forma legal, pois, por ser um jogo simples, você que continuar jogando para resgatar os fragmentos!
É um jogo que pode ser melhorado, porém enquanto não vêm atualização, a gente vai jogando assim :D

Confira o Trailer/gameplay


NOTA DO PG:

É isso aí galera, um grande abraço e EU QUERO MEU AMBERVISION

Um comentário:

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